Projetos Sociais

A ACBEU se empenha em transformar vidas por meio da educação e inclusão social, oferecendo oportunidades para quem enfrenta desafios financeiros. Com foco na excelência educacional, nossos programas promovem habilidades como proficiência em idiomas, liderança e empreendedorismo. Além de suporte educacional, proporcionamos atividades complementares que enriquecem a experiência dos participantes e fortalecem seu envolvimento comunitário. Com décadas de experiência, buscamos criar um impacto positivo e duradouro, conectando indivíduos a oportunidades que promovem um futuro mais sustentável e inclusivo.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A ACBEU está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS/ONU (Agenda 2030), a Governança Socioambiental (ESG), e com os princípios da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nossos projetos estão em consonância com o ODS 4, que fala sobre educação de qualidade. Alguns também estão alinhados os ODSs 8 e 9 (empreendedorismo e STEAM/inovação) e ODSs 11 ,12 e 15, que giram em torno de sustentabilidade. Única instituição na Bahia reconhecida pela US Mission Brasil como um Centro Binacional e American Space, a ACBEU é membro da Coligação das Entidades de Cultura Brasil – Estados Unidos, que têm como principais objetivos o ensino de inglês com excelência e a promoção da compreensão mútua entre Brasil e Estados Unidos.

PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO

A instituição estimula o estudo da língua inglesa como ferramenta de capacitação pessoal e profissional para pessoas que não detêm recursos financeiros. Assim, a ACBEU desde a sua fundação implementou um programa de inclusão que confere bolsas para alunos economicamente desfavorecidos na proporção de 5% do seu contingente de alunos pagantes, tendo ao longo da sua existência alcançado a mais de 40 mil bolsas com este programa. 

ACCESS FOR TEENS

Criado em 2009 pelo Departamento de Estado dos EUA, o programa Access oferece bolsas de estudo para alunos de baixa renda da rede pública, proporcionando um curso intensivo de dois anos. Ao longo de 10 anos, 420 alunos de colégios públicos se formaram no ACCESS for Teens oferecido pela ACBEU, com um currículo que visava não só o desenvolvimento da proficiência em inglês, mas também habilidades como liderança, empreendedorismo e voluntariado. O programa incluía atividades extracurriculares para enriquecer culturalmente os participantes, como clubes de conversação e teatro, aulas de reforço, palestras e projetos comunitários.

ACCESS FOR TEACHERS

O English Access Microscholarship Program for Teachers é um programa gratuito lançado em 2019, oferecido pelo Programa de Inglês do Grupo Educacional ACBEU em cooperação com a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. O curso tem como propósito proporcionar à professores de inglês de escola pública na rede Estadual ou Municipal de Ensino ou a bacharéis em Letras de faculdades públicas ou particulares, uma oportunidade de desenvolverem suas habilidades linguísticas, de tal forma que estes profissionais fiquem mais confiantes no uso do idioma e consequentemente, tornem-se melhores professores. Além das aulas presenciais ou online síncronas de inglês, o programa conta com sessões intensivas e atividades extracurriculares, envolvendo imersões, excursões e palestras.

PSTDP - PUBLIC SCHOOL TEACHER DEVELOPMENT PROGRAM

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Inglês da Rede Pública de Ensino estadual e municipal teve início em 2011 com o objetivo de aprimorar o conhecimento linguístico, metodológico e cultural de ensino de inglês como língua estrangeira. Além disso, focava também também no desenvolvimento do letramento digital dos professores através do componente online do curso.

BRITE

Brazilians Innovating on the Teaching of English é um programa de aperfeiçoamento de professores de Inglês em atividade em escolas públicas do Estado, e tem como objetivo fortalecer o ensino da língua inglesa nas escolas públicas através da discussão de tópicos como a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e como ela se relaciona com o Ensino Comunicativo de Línguas e a Aprendizagem do Século XXI, desenvolvimento de currículo, planejamento de aulas, o trabalho com grandes grupos e com grupos heterogêneos, e o uso de novas tecnologias educacionais, nas quais se insere o projeto Maker. Este programa visa também desenvolver o letramento digital dos professores através do componente online do curso

 

FALE COM A GENTE
PREENCHA O FORMULÁRIO COM SUAS INFORMAÇÕES
COMO SOUBE DA ACBEU
FALE COM A GENTE
PREENCHA O FORMULÁRIO COM SUAS INFORMAÇÕES
COMO SOUBE DA ACBEU